quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A vertiginosa caminhada na computação

.





Boas Férias

sábado, 1 de agosto de 2009

VISITA DE THOMAS WATSON A PORTUGAL, EM 1950


Novidade para alguns de vós é que Thomas Watson era tão entusiasta pelo Movimento Escotista quanto eu. Ajudou a fundar os “Boy Scouts of America” e foi uma das figuras mais importantes daquela associação.
Em Setembro de 1950, na qualidade de Comissário Internacional Honorário, veio a Portugal para tomar parte na Conferência de Comissários do Escotismo Mundial, que aqui teve lugar.
Nessa oportunidade, o jornal escotista “Sempre Pronto”, fez a sua apresentação, num artigo brilhante, que hoje recuperei e vos dou a conhecer.
Curiosamente, a responsabilidade do texto é de Albano da Silva, o primeiro empregado da IBM em Portugal.


“Um dos dirigentes que nos visitam em Setembro para tomarem parte da Reunião dos Comissários Internacionais, é Thomas John Watson , Comissário Internacional Honorário dos “Boy Scouts of America”, considerado em todo o mundo como um estadista internacional. Presidente dos Conselhos de Administração da International Business Machines Corporation e da IBM World Trade Corporation. É divisa das suas companhias “World Peace through World Trade” (A Paz do Mundo pelo Comércio Mundial), que adoptou há bastantes anos, que está hoje tão intimamente ligada à sua personalidade como o seu slogan “THINK” (Pense).
O Sr. Watson é Presidente Honorário vitalício da Câmara Internacional de Comércio, a grande assembleia económica mundial criada em 1919 p ara o desenvolvimento das melhores relações comerciais entre os diversos países e tem sido dirigente dessa organização durante a maior parte da sua existência. A lista das associações de carácter internacional das quais foi ou continua sendo dirigente activo ou associado é extensa e impressionante; enche duas colunas do “Who’s Who in America” (Quem é alguém na America) e inclui organismos como a Fundação Carnegie para a Paz Internacional, a Associação Americana em prol das Nações Unidas, a Comissão de Arbitragem Comercial Interamericana, a Associação Brasileira-Americana, o Conselho do Comércio e Indústria da América e Extremo Oriente, etc., etc.
É condecorado por 28 países (entre os quais Portugal) por serviços prestados nas numerosas missões que tem desempenhado e tem sido distinguido por numerosas honrarias no seu país natal como, por exemplo, a Medalha de Ouro do Instituto Nacional de Ciências Sociais por serviços distintos prestados à humanidade no campo das relações internacionais, a Insígnia de Ouro da Sociedade Pan-Americana, a Placa Capitão Robert Dollar e a primeira Placa da Arbitragem do Hemisfério Ocidental. O falecido Presidente Roosevelt nomeou-o Comissário Geral dos Estados Unidos na Exposição Internacional de Paris de 1937.
Devido à visão e faculdades dirigentes do Sr. Watson, a sua companhia, a Internatioal Business Machines Corporation que, quando ele tomou a sua direcção em 1914, contava menos de 400 empregados, estende-se hoje por todo o mundo, compreendendo mais de 27.000 empregados espalhados por 79 países.
Muitos factores contribuíram para tal sucesso e que marcam por forma expressiva a personalidade do Sr. Watson. Estabeleceu planos de acção social para o seu pessoal que compreendem pensões de reforma, hospitalização, seguros conjuntos, sistema de trabalho permanente, programas de treino, etc., cuja extensão o fizeram ser considerado como um homem de visão sem precedentes no campo das relações sociais. Criou um fundo especial para complemento das pensões de sangue concedidas pelo Governo Americano às viúvas e órfãos dos empregados da IBM mortos na Segunda Guerra Mundial. Estabeleceu e pôs em prática um vasto plano de reeducação dos mutilados de guerra. Dotou as suas fábricas de instalações de ar condicionado, iluminação cientificamente estudada, medidas de segurança no trabalho sem precedentes, cantinas e clubes de reuniões e desportos para os operários e suas famílias. Em toda a sua obra põe sempre em evidência a importância individual do empregado – o valor do “homem”.
Foi o Sr. Watson que tomou a iniciativa de descobrir a necessidade de novas máquinas comerciais e, para esse fim, desenvolveu um vasto programa de investigação científica e de engenharia nas fábricas IBM. A sua estrita colaboração com o Governo dos Estados Unidos na descoberta e produção de novas armas e produtos, valeu-lhe a concessão da Medalha de Mérito. Sob a sua direcção e constante incitamento foi levada a efeito a construção de máquinas de calcular gigantescas, como o Calculador Electrónico de Sequência Selectiva IBM, destinado a poupar aos homens de ciência o longo tempo consumido com fastidiosos cálculos.
Crente de que “não existe ponto de saturação na educação do indivíduo” o Sr. Watson aplica esse princípio em todas as actividades de que participa. O Dr. Nicholas Murray Butler, que foi Reitor da Universidade de Columbia, Nova Iorque, classificou-o como “educador de enorme envergadura, comparável ao seu génio comercial e industrial”. Mais de um milhão de dólares são gastos anualmente pela IBM com os seus programas de educação e investigação. Num dos últimos períodos das Escolas IBM foram organizadas 99 turmas com 41 disciplinas diferentes e que vão desde aeronáutica e arte ao cálculo e história universal. As suas escolas para operários têm uma frequência superior a 3.000 e numa das publicações mensais da companhia trata exclusivamente de assuntos culturais.
Vinte Universidades e Escolas Superiores americanas conferiram ao Sr. Watson o grau de doutor “honoris causa”. É um dos administradores da Universidade de Columbia, de Nova Iorque, e do Colégio Lafayette de Easton, Pensilvânea . A Academia de Educação Pública de Nova Iorque concedeu-lhe, em 1944, a sua Medalha de Honra por serviços distintos prestados à educação nacional e internacional; em 1950 foi-lhe dado o grau de Doutor em Ciências pela antiquíssima Universidade Nacional Mayor de San Marcos, da cidade de Lima, no Perú.
Os seus esforços para o progresso da educação cristã pela influência pessoal e pelo exemplo valeram-lhe em 1947 a concessão da “National Russell Colgate Citation”. Está directamente ligado a numerosas organizações religiosas ou filantrópicas e o seu profundo interesse pela mocidade reflecte-se nas suas ligações com o Movimento Escoteiro Americano, tendo sido, em 1944, condecorado pelos “Boy Scouts of America” com o Búfalo de Prata por serviços distintos à causa da juventude.
Devido à opinião do Sr. Watson de que a arte e os negócios se podem mutuamente ajudar, a IBM tornou-se um dos maiores patronos das manifestações artísticas de todo o mundo, sendo de recordar que um dos maiores artistas portugueses contemporâneos, o antigo escoteiro pintor Carlos Botelho, obteve uma primeira classificação na exposição organizada pela IBM, aquando da Exposição de San Francisco em 1939.
Apesar das suas múltiplas actividades, o Sr. Watson consegue ainda fazer uma vida familiar que é um exemplo dos verdadeiros princípios cristãos. Tanto ele como a Srª. Watson têm realizado juntos inúmeras e longas viagens a todos os continentes, em serviço da IBM. Pai de dois filhos e duas filhas, com oito netos, o Sr. Watson prossegue aos 76 anos de idade com a mesma perseverança de sempre no constante desenvolvimento duma carreira profissional eminentemente brilhante e no aperfeiçoamento de todas as fases da humanidade, das manifestações artísticas, das relações humanas e da paz mundial.
É esta uma das personalidades que os escoteiros portugueses vão ter a honra de receber por ocasião da Conferência de Comissários Internacionais.