terça-feira, 2 de março de 2010

OP DIALOGUE

OP Dialogue diz-vos alguma coisa? Foi uma reunião que correu no Hotel Mar em Sesimbra, por duas sessões, esta a que me refiro correu de 15 de Novembro de 1979 a 21 de Novembro de 1979. Era uma reunião, "aberta", em que durante a estada não era permitido sair do Hotel enquanto decorria a mesma, sim...sim.. nem à noite. Fez-se check-in no Hotel no Domingo e a partir daí não mais se podia sair de lá enquanto decorresse o OP Dialogue até dia 21, nem ir tomar uma banhoca na praia que era ali tão perto e que se vislumbrada do hotel, e lembro que houve dias de Sol espectaculares para esse saciamento, aliás pode-se verificar pela foto que, as indumentárias dos fotografados não era que estivessem com frio.

Esta reunião teve como objectivo saber-se o que estava a correr menos bem dentro dos departamentos CE/OP e SALES/OP, que eram chefiados pelo Miguel Chaves, se a memória não me atraiçoa. Isto foi resultado, penso eu, de um OPEN DOOR levantado por um dos colegas, servindo, pois, para uma tentativa da solução dos problemas levantados por um ou mais colegas. ERA ISTO A IBM DE OUTRORA. A IBM actual será assim?

Alguns infelizmente já desaparecidos,


3 comentários:

F. Penim Redondo disse...

Caro Julio,

Excelente recordação.
Só falta fazeres a lista do pessoal constante da fotografia.

António Matos disse...

Esta foi uma das memoráveis "loucuras" do tempo do OP onde, a par duma acção intensiva de formação, pusemos de pé toda a irreverência que nos caracterizava !
De notar que tinha aparecido uma nova geração de OP's que veio agitar as águas e deixar um rasto incontornável na história daquela divisão e, posteriormente, na companhia.
A "velhada" ( de Lisboa ) era representada pelo Jorge Miranda, o Seabra, o Alexandre Belo, o Carlos Melo, o Santos Carvalho, o Manuel Machado, o Moniz Pereira, o Vaz Clemente, o Barradas,o Barardo, o Alcobia, o Fausto Marques e o Miguel Chaves.
Os novos ( apelidados de "nandinhos de Alvalade" por evidente mal estar que o sangue na guelra lhes iria provocar ) eram o Adalberto Melo, o Garcia de Matos, o José André, o Carvalho da Costa, o Lucas de Sousa ( reconvertido em "nandinho" ),o Trinité, o Alves, o Lima e Silva, o Gonçalves Fernando e o Abecassis.
O espírito folião a par duma genica impressionante para o trabalho que a idade permitia, escreveram uma das páginas mais recheadas de histórias hilariantes e de sucesso desta companhia.
O OP dialogue foi, indiscutivelmente, uma delas !
Não me alongarei mais mas aqui fica a referência do porquê de eu não estar nesta fotografia.
Como bem diz o texto, houve 2 sessões deste evento.
Na altura, uma das minhas filhas, bébé de 2 anos, e numa distracção momentânea, fez entender que teria bebido lixívia ( ainda que diluída no tanque das lavagens ) o que implicou um SOS imediato que me fez desistir da acção de formação mesmo no seu final.
Para que conste, os receios que pudessem existir do perigo de qualquer rectrocicatrização ao nível de todo o sistema digestivo não se manifestou e a vida continuou, felizmente, sem tais sobressaltos.
Quanto à identificação dos fotografados, vou tentar :
FILA DE TRÁS ( da esquerda para a direita ):
Henriques,?,Alves Pereira, ?,?,?,?,Gonçalves,?,?,Branco,Diamantino,?,?,?,?
2ª FILA ( da esquerda para a direita ):
Dias,?,Adalberto
3ª FILA ( à frente da esquerda para a direita ) :
Estareja, Rui Carneiro,Alves, Valentina, Manuela Almeida,?, Alcobia, Carlos Melo, José Xavier, Manuela Miranda, Jorge Miranda, Rosa Maria e Santos Carneiro
ATRAZ DA MANUELA ALMEIDA E PARA A DIREITA :
Luis Trinité,Manuel Machado, Capitulina,Miguel Chaves, Freixo Nunes, Pedro, Vaz Clemente , ?

João Carlos Silva disse...

Muito bem,
Vou tentar complementar a partir da informação do António Matos:
FILA DE TRÁS ( da esquerda para a direita ):
Henriques,?,Alves Pereira, Darlindo Barreto,?,?,?,Mário Gonçalves,?,António Violante,Branco,Diamantino,?,António Cunha,Valdemar Coelho, Balão de Sousa(?)
2ª FILA ( da esquerda para a direita ):
Dias,?,Adalberto, António Oliveira, Luis Trinité,Manuel Machado, Capitolina,Miguel Chaves, Freixo Nunes, Pedro, Vaz Clemente , António Alves
3ª FILA ( à frente da esquerda para a direita ) :
Estareja, Rui Carneiro,Alves, Valentina, Manuela Almeida,?, Alcobia, Carlos Melo, José Xavier, Manuela Miranda, Jorge Miranda, Rosa Maria e Santos Carneiro.
Um abraço,
João Carlos Silva