quarta-feira, 17 de março de 2010

Novos Quadros - Dezembro de 1989

.


clicar na imagem para ampliar


Amigo,
andei a vasculhar nalguns caixotes e encontrei umas coisas giras....

Por isso, vou enviá-las para analise e se depois tiverem o seu lugar ao "Sol", melhor...
São pedaços do exemplar numero 5 do Noticias IBM de 7 Dezembro 1989...

(Ainda tenho por ai mais alguns exemplares do "Noticias IBM", que poderão dar-nos mais matéria-prima...)

Um abraço,
José LOURO

domingo, 14 de março de 2010

Material Clássico

.





Eu ainda sou do tempo destas coisas. Recebi formação de programação e operação mas, quando entrei "em produção", fui programar em COBOL no DCS.
Para quem não saiba: cada cartão tinha sido perfurado com dados sobre, por exemplo, cada um dos empregados de uma empresa.
Podiam efectuar-se:
- operações internas ao cartão (por ex. multiplicar os dias trabalhados pelo vencimento diário para encontrar o valor a pagar num dado mês) e perfurar novos campos no próprio cartão
- operações de agrupamento de valores (por ex. somar os vencimentos mensais de um departamento ou de toda a empresa) e perfurar um novo cartão de totais.
- para poder executar tais operações era preciso estar sempre a reordenar físicamente os cartões de acordo com a operação a realizar. Era uma operação lenta pois só uma "coluna do cartão" era ordenada em cada passagem.
Não admira que os computadores também tenham sido baptizados como "ordenadores". Nos primórdios, para calcular era sempre preciso préviamente ordenar.
Este filme é giro para mostrar aos netos.

.

terça-feira, 9 de março de 2010

O PASSADO NO PRESENTE

É certo que todos pertencemos a um passado já algo distante, uns mais do que os outros.Mas gostamos de nos rever no presente, dialogar, contar das nossas vidas, dos nossos filhos, dos nossos netos, enfim... conviver e curtir amizades que nunca se desfizeram. Por isso nos reunimos ao almoço, "na primeira terça-feira dos meses ímpar", agora na Casa do Alentejo. É um almoço aberto a todos "da família" que queiram comparecer.

Foto do último repasto que teve lugar no dia 2 do corrente. Dispenso-vos da preocupação de identificarem os convivas, gente alegre e bem treinada nestas coisas de almoços. Rodando da esquerda para a direita podemos ver: João Lindim, Luís Barros, Eduardo Plantier, Marques Lopes, Dores Alves, Mariano Garcia, Rui Pessoa, José Lourenço, Maria Antónia Fuller, Eduardo Parente, Belo Morais e Carlos Branco. Os encobertos são o Guilherme da Fonseca e o Miguel Fuller

terça-feira, 2 de março de 2010

OP DIALOGUE

OP Dialogue diz-vos alguma coisa? Foi uma reunião que correu no Hotel Mar em Sesimbra, por duas sessões, esta a que me refiro correu de 15 de Novembro de 1979 a 21 de Novembro de 1979. Era uma reunião, "aberta", em que durante a estada não era permitido sair do Hotel enquanto decorria a mesma, sim...sim.. nem à noite. Fez-se check-in no Hotel no Domingo e a partir daí não mais se podia sair de lá enquanto decorresse o OP Dialogue até dia 21, nem ir tomar uma banhoca na praia que era ali tão perto e que se vislumbrada do hotel, e lembro que houve dias de Sol espectaculares para esse saciamento, aliás pode-se verificar pela foto que, as indumentárias dos fotografados não era que estivessem com frio.

Esta reunião teve como objectivo saber-se o que estava a correr menos bem dentro dos departamentos CE/OP e SALES/OP, que eram chefiados pelo Miguel Chaves, se a memória não me atraiçoa. Isto foi resultado, penso eu, de um OPEN DOOR levantado por um dos colegas, servindo, pois, para uma tentativa da solução dos problemas levantados por um ou mais colegas. ERA ISTO A IBM DE OUTRORA. A IBM actual será assim?

Alguns infelizmente já desaparecidos,