sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Os tempos da 1401

clicar para ampliar


Se a memória não me falha trata-se de uma 1401, neste caso operada pelo Jorge Matos Alves e pelo José Lourenço (??). Isto deve ser no fim dos anos 60. Quem me ajuda ?

Se repararem com atenção perceberão que esta imagem, tratada, serviu de base ao cabeçalho deste blog.

1 comentário:

Mariano Garcia disse...

Reponho uma nota que fiz sobre esta foto, no momento da sua entrada no Blog, que por ineficácia não foi publicada então.
--------------
Trata-se efectivamente de uma 1401, neste caso equipada com 5 unidades de bandas magnéticas. O local da foto poderia ser o Largo de Sta. Barbara, a avaliar pela sala e número de janelas. Todavia, a IBM saíu daquele espaço em 1963, para se instalar na Rua Duque de Palmela e quando lá cheguei em 1966 (se bem me recordo) o equipamento que possuíamos tinha apenas 3 unidades de banda e era diferente do que apresenta a foto, bem mais moderno do que aquele.
Julgo, portanto, que se trata de um equipamento instalado em algum dos nossos grandes clientes (Marinha, Exército ou CGD), numa demonstração feita pelo Matos Alves, na sua fase de delegado comercial, acompanhado, talvez, pelo José Lourenço ou pelo Fernando Xavier, realmente operadores de 1401 naquele tempo.
Logo a foto não deve ser do início, mas sim do final da década de 60, talvez 1968.