quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A primeira revolta electrónica da história.

Em 1991 a IBM, depois de um longo período de prosperidade, começava a mostrar evidentes sinais de crise em resultado dos erros de estratégia dos seus dirigentes. Em 1991 e 1992 a IBM registou prejuízos, algo de inédito, apesar de estar a reduzir o número de empregados desde 1985.

O texto de uma intervenção pública do presidente da IBM, John Akers, anunciando os maus resultados do primeiro trimestre foi colocada por um empregado, para discussão, num fórum electrónico a que tinham acesso centenas de milhares de empregados da companhia. É preciso recordar que os tempos da massificação da Internet ainda vinham longe.

O que se passou a seguir foi uma avalanche de milhares de intervenções de trabalhadores de todo o mundo, quer dos laboratórios quer das fábricas e também da área comercial, criticando não só as chefias intermédias mas o próprio presidente da IBM. A administração da empresa, atordoada, começou por bloquear os acessos mas depois, perante a onda de protestos, reabriu a discussão embora impondo algumas regras.

Passados alguns meses foi anunciada o afastamento de John Akers e iniciado um atribulado processo para encontrar um substituto para presidente da IBM.

(Clique na imagem para ver a ampliação da primeira página de um print do Forum)

Ver AQUI um referência internacional a este episódio
.

Sem comentários: