segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Uma ajuda para a memória - 2

Caros Amigos, recorro mais uma vez a uma das três revista, que constituem o meu único espólio da IBM, para dar uma ajuda na clarificação deste assunto. A foto abaixo foi publicada na Notícias IBM Portugal de Junho de 1971. Trata-se de uma perspectiva das Operações DCS, no R/C da Duque de Palmela 25, depois da instalação da 360/40.




Recorrendo à memória, lembro que a primeira pessoa a mexer em 360 foi o João Macedo Franco, que fez alguns cursos (em Espanha, creio) e depois veio dar-nos um curso de programação. Era um novo mundo de conceitos informáticos, que já nada tinham que ver com os que seguiramos para a 1401. Lembro alguns dos participantes nesse curso, onde também estive: Jorge Sá Couto, Célio Moura, Alfonso Guevara, João Gândara, José Meira, Manuel Coentro, Jorge Fonseca, Mário Mesquita, Alão Baptista, Carolina Gralheira, Júlio Freire, Tomás de Azevedo,etc. Devem faltar nomes de outros tantos que não recordo de momento, já que o curso tinha, pelo menos, umas vinte pessoas.
Este curso terá acontecido (talvez) em 1969, antes da chegada da 360/30 a Lisboa, a primeira.
O primeiro operador especialista deste sistema, foi o José Meira, que acompanhou a instalação com o Macedo Franco. Este, saíu da IBM pouco tempo depois e partiu para o CAnadá, onde ficou muitos anos, tendo já regressado a Lisboa há algum tempo.

Sem comentários: