sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

História do Natal Digital

.







.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Meia Maratona de Paris, Abril 1993

.





Em plena corrida durante a Meia Maratona de Paris, em Abril de 1993.

.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

The Beatles Discografia Portuguesa a 45 RPM

.


O Abel Rosa acaba de publicar este interessantíssimo livro sobre os inesquecíveis Beatles. Eu sou um daqueles que se tornou adulto sob a sua revolucionária influência.
Saiba tudo sobre o livro e sobre a forma de o adquirir AQUI.

.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Não mudámos nadinha

Clique na foto para ampliar

Recebemos do Paulo Gomes este "postal" que ilustra uma amizade nascida com a entrada simultânea para a IBM. Seguem-se as palavras do Paulo:

Ora publica lá as fotos que te envio de 3 almoços com 15 e mais 8 anos de intervalo dos “últimos sobreviventes do antigo DCS”.
Em 1982 (quando entrámos na IBM) da esquerda para a direita: Nogueira dos Santos, Cristina Pires, Pedro ?, Pardal Monteiro e Paulo Gomes.
Em 1997 e 2005: Luis Pontes, Cristina Pires, Paulo Gomes e Nogueira dos Santos.
… e continuamos a almoçar todos os anos em Julho (mês em que entrámos eu, a Cristina e o Luis).
Como se pode verificar não envelhecemos nada !!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Um hobby do Virgílio


Clicar para ampliar esta imagem que nos foi enviada pelo José Louro.
Trata-se de um artigo publicado no nº 5 da Notícias IBM em Dezembro de 1989.
.

domingo, 11 de abril de 2010

Manuel Grenha


Péssima notícia: acabei de saber que morreu o Grenha.
Haverá missa hoje às 15h na igreja de S. João de Deus. É tudo quanto sei.

P.S. - Lembrei-me que tinha esta foto e decidi pô-la aqui. Foi tirada em 1987, numa Convenção...na Islândia!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Más notícias


.







PORTUGAL COMUNICACOES PORTUGAL
to: TODOS OS EMPREGADOS



Caros Colegas, Caras Colegas,

Quero informar-vos, desde já, que a BP e a IBM assinaram um contrato internacional com vista à extensão, por mais três anos e meio, do contrato que terminaria em Junho de 2011 e que foi agora prorrogado até 31 de Dezembro de 2014.

No âmbito deste novo acordo, negociado e assinado internacionalmente, foi decidido cessar a prestação de serviços financeiros e de contabilidade (“Serviços F&A") a partir do Centro de Lisboa.

Neste contexto, e tendo em conta o impacto do termo do fornecimento de tais serviços nas actividades do Centro da IBM BTO em Lisboa, deu-se hoje início a um processo de despedimento colectivo, facto esse que está a ser comunicado aos colaboradores envolvidos nesta operação, em linha com a legislação aplicável a estas situações.

São abrangidos nesta acção todos os colaboradores da IBM BTO que estão, total ou primordialmente, afectos ao fornecimento de Serviços F&A ao cliente BP a partir do centro de Lisboa.

As operações relacionadas com o Centro da IBM BTO em Braga e com a Companhia IBM Portuguesa SA., não são afectadas por esta renegociação.

Certo de que saberemos entender as decisões assumidas com os nossos Clientes, conto convosco para podermos prestar com excelência os níveis e a qualidade de serviço que melhor se ajustem às suas próprias exigências estratégicas e operacionais,

José Joaquim de Oliveira

.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Novos Quadros - Dezembro de 1989

.


clicar na imagem para ampliar


Amigo,
andei a vasculhar nalguns caixotes e encontrei umas coisas giras....

Por isso, vou enviá-las para analise e se depois tiverem o seu lugar ao "Sol", melhor...
São pedaços do exemplar numero 5 do Noticias IBM de 7 Dezembro 1989...

(Ainda tenho por ai mais alguns exemplares do "Noticias IBM", que poderão dar-nos mais matéria-prima...)

Um abraço,
José LOURO

domingo, 14 de março de 2010

Material Clássico

.





Eu ainda sou do tempo destas coisas. Recebi formação de programação e operação mas, quando entrei "em produção", fui programar em COBOL no DCS.
Para quem não saiba: cada cartão tinha sido perfurado com dados sobre, por exemplo, cada um dos empregados de uma empresa.
Podiam efectuar-se:
- operações internas ao cartão (por ex. multiplicar os dias trabalhados pelo vencimento diário para encontrar o valor a pagar num dado mês) e perfurar novos campos no próprio cartão
- operações de agrupamento de valores (por ex. somar os vencimentos mensais de um departamento ou de toda a empresa) e perfurar um novo cartão de totais.
- para poder executar tais operações era preciso estar sempre a reordenar físicamente os cartões de acordo com a operação a realizar. Era uma operação lenta pois só uma "coluna do cartão" era ordenada em cada passagem.
Não admira que os computadores também tenham sido baptizados como "ordenadores". Nos primórdios, para calcular era sempre preciso préviamente ordenar.
Este filme é giro para mostrar aos netos.

.

terça-feira, 9 de março de 2010

O PASSADO NO PRESENTE

É certo que todos pertencemos a um passado já algo distante, uns mais do que os outros.Mas gostamos de nos rever no presente, dialogar, contar das nossas vidas, dos nossos filhos, dos nossos netos, enfim... conviver e curtir amizades que nunca se desfizeram. Por isso nos reunimos ao almoço, "na primeira terça-feira dos meses ímpar", agora na Casa do Alentejo. É um almoço aberto a todos "da família" que queiram comparecer.

Foto do último repasto que teve lugar no dia 2 do corrente. Dispenso-vos da preocupação de identificarem os convivas, gente alegre e bem treinada nestas coisas de almoços. Rodando da esquerda para a direita podemos ver: João Lindim, Luís Barros, Eduardo Plantier, Marques Lopes, Dores Alves, Mariano Garcia, Rui Pessoa, José Lourenço, Maria Antónia Fuller, Eduardo Parente, Belo Morais e Carlos Branco. Os encobertos são o Guilherme da Fonseca e o Miguel Fuller

terça-feira, 2 de março de 2010

OP DIALOGUE

OP Dialogue diz-vos alguma coisa? Foi uma reunião que correu no Hotel Mar em Sesimbra, por duas sessões, esta a que me refiro correu de 15 de Novembro de 1979 a 21 de Novembro de 1979. Era uma reunião, "aberta", em que durante a estada não era permitido sair do Hotel enquanto decorria a mesma, sim...sim.. nem à noite. Fez-se check-in no Hotel no Domingo e a partir daí não mais se podia sair de lá enquanto decorresse o OP Dialogue até dia 21, nem ir tomar uma banhoca na praia que era ali tão perto e que se vislumbrada do hotel, e lembro que houve dias de Sol espectaculares para esse saciamento, aliás pode-se verificar pela foto que, as indumentárias dos fotografados não era que estivessem com frio.

Esta reunião teve como objectivo saber-se o que estava a correr menos bem dentro dos departamentos CE/OP e SALES/OP, que eram chefiados pelo Miguel Chaves, se a memória não me atraiçoa. Isto foi resultado, penso eu, de um OPEN DOOR levantado por um dos colegas, servindo, pois, para uma tentativa da solução dos problemas levantados por um ou mais colegas. ERA ISTO A IBM DE OUTRORA. A IBM actual será assim?

Alguns infelizmente já desaparecidos,


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

25 anos da IBM no Porto

Aqui estou disposta a recordar e contribuir...também tenho algumas "antiguidades"!





Esta duas fotos são de uma comemoração dos (creio) 25 anos da IBM no Porto, no Solar do Vinho do Porto, em 29.06.1982.

Foto de cima : Fernando Reis, eu e o Goulart Ribeiro....com menos quase 28 anos...
Foto de baixo: Angelina Vieira, o Pedro Barbosa, o Dias Costa (sentados na frente); o António Pinto, José Seabra, eu e o Manuel Madureira (sentados de lado) e em pé da esquerda para a direita: Carlos Alberto Carvalho, Olindo Marques, José Nunes, Macedo Cunha, José Nogueira dos Santos (1ª fila) e ainda se vê a Margarida Vidal e o Miguel Ribeiro atrás.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

1984 - Uma Convenção Administrativa em Marraquexe

.




clicar nas fotos para ampliar


Foto 1 (em cima) - Carlos Sales, Valentina (Porto), Aurea Lopes, Teresa Granado, Palma Pelina, Emília Paiva e a careca do Pais dos Santos

Foto 2 (ao meio) - António Sá Pessoa, Samuel Avelino, Emília Paiva, José Cabrita, Pais dos Santos, Isabel Correia (Porto), Helena Fernandes, João Ludovino e Capitolina Neves.

Foto 3 (em baixo) - Palma Pelina, Isabel Corria (do Porto), Helena Fernandes e Carlos Sales.

As fotografias deste post foram gentilmente cedidas pela Helena Fernandes

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Coro da IBM no Vimeiro

.



O Coro da IBM, no Vimeiro, em 1980. Nesse dia eu devo ter-me baldado pois não figuro no retrato. Artistas em palco, da esquerda para a direita: Manuela Neves, Emília Paiva,Odete Vicente, Julieta Couto, Ana Pablo, Mariano Garcia, Manuel Diogo, ??, Manuel Reis, Mário Marfim, Pacheco do Passo, Vanda Lopes, Ana Rhodes, Ana Araújo, Conceição Zagalo,Capela Gordo, Gião Marques, Sequeira Nunes, Câmara Raposo e Soares Silva.

.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Um almoço em 1988

.

clicar a foto para ampliar

Esta fotografia registou um almoço (nacionalista?) que teve lugar em 1988. Nela podemos ver em primeiro plano o Carlos Cordovil que morreu ainda muito jovem. Outros nomes de que me lembro são: Luís Dória, Cibele Gonçalves, Ricardo Banha, Helena Fernandes e Edmiro Nunes.
Os restantes, peço desculpa, não me consigo lembrar. Ajudem-me vocês.
Esta é a primeira de uma série de fotos que a Helena Fernandes me enviou para publicação. Para ela, portanto, um obrigado.
.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cinco simpáticas colegas.

.

clicar a foto para ampliar
.
Esta fotografia foi publicada no início de 1987, numa brochura intitulada "IBM Portugal", que inseria o Relatório e Contas da IBM relativo ao ano de 1986.
Como não me lembro do nome de todas lanço daqui um concurso para ver quem primeiro identifica as cinco simpáticas colegas presentes nesta fotografia.
O prémio ? é a nossa eterna gratidão
.

domingo, 31 de janeiro de 2010

A Brief History of the Computer

.


Clique aqui:

.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Solidariedade Haiti

Marcelo Rebelo de Sousa diz que lê muito porque dedica a noite a fazê-lo.
Eu cá acho que também se podem fazer outras coisas agradáveis durante a noite mas cada tolo tem as suas manias ...
Por acaso são 4 da manhã e acabo de ver um programa de televisão que me arrepiou várias vezes pela capacidade que alguns têm em chegar às sensibilidades dos outros pelo dom interpretativo do canto.
Acabei de ver o Hope For Haiti Now !
Tirou-me o pouco sono que tinha e aqui estou a fazer um apelo.
Não é um eco do programa mas, na medida das nossas capacidades, estamos a tentar pôr de pé um evento para a mesma finalidade.
O Hope For Haiti Now !, provavelmente, permitirá fazer estradas, levantará escolas, dará contentores de medicamentos, etc. ;
Nós, ficávamos satisfeitos se conseguíssemos ajudar a tirar pelo menos um dos subterrados com vida !
Para tanto, traçámos o objectivo de doar 15.000 € à AMI na pessoa do dr. Fernando Nobre que os aplicará na superior orientação que a sua competência ditar.
Vamos realizar um evento desportivo - prova de karts - no próximo dia 7 de Março no kartódromo de Palmela finda a qual será entregue o montante apurado.
Pretende-se arranjar 30 equipas ( 4 a 8 elementos cada ) que se solidarizem com 500 €.
O kartódromo alia-se à iniciativa potenciando um maior número de inscrições.
Estou crente que conseguiremos cumprir esse objectivo pesem embora as dificuldades financeiras por que todos passamos mas se pararmos um pouco e pensarmos naquela tragédia, depressa concluiremos que estamos a falar duma gota de água no oceano das dificuldades daquela gente.
Não se trata de solidariedadezinha !
Trata-se da vontade de ajudar, sem qualquer tipo de contrapartida !
Pois bem, existe um regulamento que estabelecerá as regras da prova que será devidamente distribuído a quem o solicitar.
Para tal, está aberta a linha de informações através do tel. 919 77 79 78 ou o agmatos@armail.pt ou ainda o IBMemórias na secção dos comentários a este post.
Atrevo-me a colocar aqui este apelo na recordação dos meus tempos de IBMer onde eram assíduas outras acções de solidariedade - recolha de sangue, por exemplo.
E os resultados eram excelentes, ao que consta !
Porque não agora ?
Abraços,
António Matos

PS - por imponderáveis que a informática tece, este post deveria ter sido publicado há já 3 dias.
Por este motivo, já estará fora dos objectivos tirar algum sobrevivente daqueles escombros e também já se sabe que a acção Hope for Haiti Now já rendeu perto de € 45.000.000 !!!
Não conseguiremos nós uns míseros 15.000 ?
É certo que não somos o Clooney, não vendemos café expresso em pastilhas, mas temos muita vontade de ajudar !
Também !

domingo, 24 de janeiro de 2010

Saudades de CATIA

.

Clicar a imagem para ampliar

Esta fotografia foi publicada no início de 1987, numa brochura intitulada "IBM Portugal", que inseria o Relatório e Contas da IBM relativo ao ano de 1986.
Nela figuram a Luísa Carvalho e o Pedro Soares Silva, dois excelentes colegas com que trabalhei bastante.
O equipamento é um IBM 5080, processador de gráficos com um display com estonteantes 1024 pontos. Nele demonstrávamos o software CATIA e outros destinados ao desenho e concepção industriais. Neste caso pode ver-se uma representação "wireframe" do modelo da estrutura de um avião.
Isto toca-me bastante pois estive no âmago do processo de introdução destas tecnologias em Portugal.

.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A minha incubadora na IBM

.

Quando cheguei à IBM, em Maio de 1970, fui parar ao DCS onde estive como programador até passar para Vendas DCS no início de 1972.


Eu e o Carlos Marques (o chefe)


Zeverino e Costa Cabral

Pierre Catry, Raul Albino e Tomás Azevedo

António Branco e Hercílio

Francisco Ribeiro Filipe

António Saraiva (?) e Duarte Nunes

(fotografias originalmente publicadas no IBM Notícias do início de 1973)

.




terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FESTAS DE NATAL

Esta foto foi tirada no Casino Estoril numa festa de Natal que a IBM organizava para o filhos.... e não só....dos seus COLABORADORES em 1973 e quem não se lembra?.... O menino que está ao meu colo tem agora 39 anos e tem duas filhas, uma com 8 anos e outra com 4.

Recordar é viver, lembram-se dos outros colegas que se vislumbram de "fundo da foto? Desculpem-me em de a fotografia ser a preto e branco, mas era o que havia na altura, e diga-se de abono da verdade com boa qualidade.
Júlio Branco

POUCA ACTIVIDADE

Hoje entrei neste meio de comunicação muito importante para a família IBM, e qual o meu espanto ao verificar a pouca actividade familiar.
Será que este blogue perdeu interesse? Será que as pessoas isolaram-se. Eu contra mim falo, contudo, ando por outros meios e sem querer dou por mim a encontra-me com muitos “familiares IBM” uns activistas no IBM_Memórias outros em encontros em vários auto estradas da comunicação, etc. Nunca pensando eu, que a colaboração neste blogue se tivesse perdido. Por exemplo o Penim levantou uma dúvida numa notícia que vinha no Expresso, em 13 de Novembro, até à presente data miguem respondeu. Por mim não sei, mas já perguntei a alguns colegas no activo, também desconhecem, ou não querem dizer, como sabem naquela casa tudo é CONFIDENCIAL, (para os colaboradores, claro).
Bem caros colegas, isto vem a propósito de que tive conhecimento por outras vias que o agora “ancião” José Barreto, já há algum tempo, entrou no grupo, .....até que enfim irra! Estava a ver que ele não chegava a entrar, então que seja bem-vindo e que a sua estada seja por muitos e longos anos com saúde.
Com esta pequena “agulhada” espero ter contribuído para reativar, ou acordar a família IBM.
Júlio Branco