domingo, 23 de setembro de 2007

I Salão de Fotografia do Clube IBM

(capa do catálogo feita com uma fotografia da filha do Pacheco do Passo)


Em Março de 1972 teve lugar o "I Salão de Fotografia" do Clube IBM.
As fotografias concorrentes seriam depois expostas no átrio da Duque de Palmela.
Aqui fica a SAUDAÇÃO da Comissão Organizadora, constituída por três entusiastas da fotografia, com que abria o catálogo do concurso:

Parece-nos que um objectivo fundamental foi atingido: a coragem de vencer a apatia. Na verdade, a adesão de grande número de colegas à iniciativa, foi de molde a corresponder ao que podíamos, e devíamos, esperar de uma população associativa de grandes qualidades. Não interessava tanto, sem que isso se despreze, bem entendido, a técnica e a qualidade estética dos trabalhos conforme é evidente. Interessava, sim, PARTICIPAR. E participámos

Uma palavra para aqueles que se não decidiram a entregar trabalhos, embora tenham também colaborado por outras formas, na difusão, por exemplo: da próxima vamos entregar trabalhos! Vamos a colaborar de forma mais vincada, porque o êxito destas iniciativas é o êxito de todos nós!Não nos deixemos cair na monotonia, pois há sempre um momento para apreciar, de maneira pessoal, a beleza do mundo e das coisas!

Em breve será efectuada a exposição dos trabalhos. E também, dentro dum futuro não muito longínquo, começaremos a preparar o próximo (agora «já» o II Salão) quem sabe se extensivo a outros horizontes geográficos.
Na vida moderna, controlada, como nós bem sabemos, pelo ciclo de base e instruções existentes em memórias de computadores, façamos, algures no espaço e no tempo, uma pausa, e apreciemos o mundo que nos rodeia. Fixemos esse instante numa fotografia (porque não!). E preparemo-nos para a apresentar no próximo II Salão de Fotografia do Clube do Pessoal da Companhia IBM.


A COMISSÃO ORGANIZADORA
Penim Redondo
Fernando Xavier
Luís Penedo




(clicar as imagens para ampliar)

1 comentário:

Mariano Garcia disse...

Foi um período de bom nível intelectual e social do Clube IBM.
Lembro o enorme interesse deste concurso fotográfico e da brilhante exposição que se lhe seguiu (no átrio da Duque de Palmela). Creio que nesta altura ainda era eu o Presidente da Direcção, cargo que desempenhei por vários anos, após a saída do Renato Vasconcelo, ou talvez já fosse o Gião Marques, que me seguiu.
Mas o mais importante é lembrar-mos momentos de dedicação a uma "causa" ao serviço dos outros, ainda e muito antes do 25 de Abril.
E olhem que a mim me trouxe mais dissabores do que alegrias, ou vantagens.