domingo, 13 de abril de 2008

Quando os mortos que são alvo de chacota foram nossos amigos, insurgimo-nos !

Vou correr o risco de ser acusado de desvirtuar o conceito deste blog, por um lado, e/ou de confundir os leitores com eventuais apelos a questões de índole política, por outro.
Esclareço, porém, que nem uma coisa nem outra estão na minha ideia mas senti um verdadeiro impulso de vir a público manifestar o meu repúdio por uma brincadeira brejeira até por mexer com amigos ex-colegas da IBM.
Direi mais. Sou um apologista incondicional do humor ; sou visceralmente contra a censura ; mas também sou a favor do conceito de liberdade responsável prevendo que a mesma acabe quando colide com a de outro cidadão.
Vem isto a propósito duma daquelas notícias-que-se-não-aconteceram ... podiam-ter-acontecido que dão voz ao suplemento do jornal O Público às 6ª-feiras e que dá pelo nome de IN - Inimigo Público.
Refere-se naquela folha humorística ( a propósito de problemas existentes no cemitério de Carnide ) que "o vereador Sá Fernandes já sabe como resolver o problema de incorruptibilidade dos 10.600 cadáveres sepultados naquele cemitério. Vai levá-los para o Sport Lisboa e Benfica pois os técnicos dizem que não há melhor sítio para decompor coisas." ... ( sic )
Perguntar-me-ão porque razão me amesquinhei com a brejeirice. Pois bem, dos 10.600 cadáveres que lá se encontram, um é de um nosso ex colega - o Manel Lima e Silva - de quem era particular amigo e não gostei do mau gosto.
Pese embora, o espírito humorístico e revisteiro do próprio Lima e Silva que aqui referencio, uma vez mais, como homenagem às memórias IBM.

5 comentários:

Mariano Garcia disse...

Ó António, acho que tens razão no que respeita à liberdade de cada um, que acaba quando pode interferir com a dos outros. Também te cumprimento quando a memória do Lima e Silva te desperta tal sentimento de respeito. Igualmente não acho grande graça quando se faz humor à custa dos mortos, quer sejam ou não nossos amigos. Mas olha que o Lima e Silva (humorista como o conhecemos) talvez achasse piada...

F. Penim Redondo disse...

Ou muito me engano ou o alvo da chacota era o Benfica e não os mortos do Cemitério de Carnide.
Estes últimos são apenas um pretexto.

António Matos disse...

Carlos Borrego, ex-ministro do ambiente, arranjou o pretexto dos hemofílicos para brejeirar o alumínio nas águas de Évora. Resultado : acabaram-lhe com a raça !
Dois pesos e duas medidas ? Porquê, Fernando ?

F. Penim Redondo disse...

O Borrego era ministro enquanto que os tipos do "Inimigo Público" são cómicos profissionais.
Aos bobos da corte eram desculpadas mesmo as maiores aleivosias, lembras-te ?
Segue em frente...

António Matos disse...

O bobo, fazia da conjugação surpreendente entre o cómico e o grotesco a sua protecção.
Estes são cómicos, é certo. Serão grotescos ?
Vamos em frente, então.
Um abraço