quarta-feira, 19 de março de 2008

A língua portuguesa é muito traiçoeira !...

Quando um determinado período das nossas vidas tenha sido preenchido com a exuberância que caracterizou a passagem pela IBM, escusado é dizer que haverá, concerteza, muitos episódios que farão as delícias dos protagonistas ao recordá-los com o humor com que o tempo permite separá-los de qualquer constrangimento.
Eu comecei a minha ligação profissional à IBM com o ingresso nos serviços financeiros na rua Rodrigo da Fonseca.
Aí privei com o Eusébio Carneiro, Luis Nascimento Ferreira, Morgado, Mafra, Sousa e Silva, Manuel Diogo, Fernandes, Marques Lopes mas também com a Marina Tranqüada, Cacilda Dores, Ana Araújo, Manuela Pires, a Zèzinha ( do chá ) e a Natália ( estou a ser injusto para com os dois senhores cobradores mas a memória já não é o que era e os nomes estão-me debaixo da língua mas não há maneira de saltarem cá para fora !! Sr. Santos ? e o outro , o pai da Manuela ? ).
Vamos em frente.
Por volta das 10 horas da manhã, era servido o pequeno almoço com a prestimosa colaboração de algumas senhoras entre elas a minha queridíssima Zèzinha.
Trazia um carrinho de bolos e nós dirigíamo-nos à recepção e aí se confraternizava um pouco durante o tempo de engolir a bucha.
O Morgado bebia um copinho de leite.
Numa determinada altura, a belíssima Natália ( recepcionista e posteriormente emérita médica da nossa praça ) pretendeu dissolver um pouco o café que ia beber e com o seu mais encantador sorriso matinal, alto e bom som, vira-se para o Morgado e diz : oh senhor Morgado, importa-se de me dar um pouco do seu leite para fazer aqui um garoto ?
A língua portuguesa demonstrou aí toda a sua pujança de quão traiçoeira é dando origem a momentos hilariantes e que a minha capacidade sarcástica guardou especialmente para esta ocasião.
Daqui seguem abraços a todos os homens mencionados e um beijo às senhoras.
Para a Natália vai também um xi-coração na certeza de que me desculparás o desplante de tamanha inconfidência !
Garcia de Matos

Sem comentários: