quinta-feira, 27 de março de 2008

Recordando o PC ....



Havia na IBM Portugal dois colegas com o mesmo nome ainda que com a inversão da ordem de leitura ( e de escrita ) – o Costa Pereira ( CP ) e o Pereira da Costa ( PC ).

Não consigo recordar se numa apresentação da sua área de trabalho ou se numa qualquer reunião política da altura, os vendedores ( eu incluído ) sentiram-se insultados pelo PC que, na sua dissertação, os “agrediu” com a afirmação de que era tão fácil vender computadores como vender sapatos.

Levou vários apupos e assobiadelas e não se livrou, a partir daí, de ser recordado em qualquer tertúlia, como o vendedor de sapataria !

A dignidade do delegado comercial tinha sido posta em causa e isso era intolerável mais ainda pelo que de mais pernicioso a comparação continha.

Quis o destino que eu próprio viesse a constatar a incorrecção do dito uma vez que, na minha vida pós-IBM, fui o responsável pelo mercado nacional dum produto altamente especializado que dá pelo nome de calçado profissional e de saúde.

De entre os clientes internacionais, constava como verdadeiro cartão de visita, a IBM Irlanda que utiliza esse produto nas suas instalações laboratoriais.

O mais interessante desta história não terá sido nem os computadores nem o calçado mas sim os critérios que foram adquiridos na IBM e postos em execução numa outra actividade. Com pleno sucesso !

Tornou-se-me claramente evidente que a tal expressão só pecava por comparar facilidades em vez das dificuldades.

Aqui fica o reparo, ainda que ligeiramente tardio ….

3 comentários:

Joana Lopes disse...

Bela história! Deveríamos todos tentar contar outras - prometo fazê-lo.

F. Penim Redondo disse...

A coisas que a vida ensina. Penso que tentaste incluir uma imagem que "não entrou". Se precisares de ajuda...

António Matos disse...

Obrigado Fernando, era uma questão de sono que estava a impossibilitar a "composição" adequada. Já está !